Intellij IDEA: Configuração para organizar imports de classe automaticamente


Uma das primeiras dúvidas de quem migra do eclipse para o IntelliJ IDEA é:

Qual o atalho para organizar os imports do java, equivalente ao CTRL + SHIFT + O do eclipse?

No intelliJ o atalho muda para CTRL + ALT + O. Mas este atalho apenas limpa os imports não utilizados. Ou seja, não importa automaticamente classes sem ambiguidade, como no eclipse.

Configurando import automático no IntelliJ IDEA

Mas você pode configurar o IntelliJ para importar classes automaticamente, inclusive sem precisar pressionar o atalho CTRL + ALT + O. Para fazer essa configuração siga estes passos no menu.

File –>> Settings –>> Editor –>> General –>> Auto Import

E marque estas opções:

  1. [X] Add unambiguous imports on the fly
  2. [X] Optimize imports on the fly

Assim:

Configuração para auto-import de classes no IntelliJ

Pronto, agora quando o IntelliJ identificar uma classe que não tenha ambiguidade de import, ele vai importar a classe e organizar os imports automaticamente seu código. Isso é muito útil!

Veja um exemplo de utilização...

O IntelliJ não importa o Map inicialmente por ser possível mais de um import possível (ou seja, ele ainda é ambíguo neste momento), mas quando eu especifico que a implementação da interface Map é o HashMap, o IntelliJ já importa a classe e a interface automaticamente, isso porque acaba a ambiguidade.

E quando eu apago a linha que tem o Map o HashMap, o IntelliJ já remove os imports sem eu precisar pressionar nenhuma tecla!

Exemplo de import automático no IntelliJ

Import de classes ambíguas

Classes ambíguas são as classes que podem ser encontradas em pacotes diferentes, com o mesmo nome. Neste caso o IntelliJ não saberia escolher qual classe importar.

Mas ainda assim, você pode informar o IntelliJ, qual classe você quer importar, para isso basta utilizar o atalho Alt + Enter e selecionar a classe desejada.

For ambiguous imports (same class name in a different package), you still need click on the class name and press ALT + ENTER keys to import the package manually.

Referencias

  1. Intellij IDEA Help: auto import